Política. 101.

Eu estava pensando se existe uma forma de não haver corrupção na política.

Cheguei em duas conclusões: ou um grupo de pessoas ou apenas uma muito milionário decide criar alguém para ser político, alguém que ele possa controlar e que lhe será fiel até a última gota de sangue.

Você coloca esse fantoche, digo, político na carreira política e vai custeando-o até que ele tenha real poder político.

Então você começa a fazer as mudanças necessárias para um mundo melhor. Claro que é dito que poder absoluto corrente absolutamente, mas esse grupo de pessoas ou pessoa, depois de todo o trabalho, dinheiro e tempo investido não iriam utilizar seu político para ganhos pessoais. Claro que não…

Outra alternativa seria, digamos algo extremamente custoso para todo a população (?).

Quantos cidadãos existem em digamos Jacareí, no interior de São Paulo, Brasil? Segundo o IBGE, em 2019 haviam 233.662 habitantes.

E quantos vereadores? 13 vereadores mais 1 prefeito. Ou seja, temos 14 políticos em Jacareí. Assim podemos dizer que cada político em Jacareí é responsável por mais ou menos 16.689 habitantes.

Mas podemos ler de outra maneira.

Temos 16.689 pessoas para fiscalizar cada político!

Sim, eu sei que você vai falar que alguns são idosos demais, outros são jovens demais, tem os familiares dos políticos, tem seus amigos, tem as pessoas que não se importam, as pessoas que não sabem analisar dados ou entendem de informática.

Beleza concordo com você, vamos então tirar dessa listagem, que tal, 97,8% das pessoas pelos mais variados motivos. Pode ser?

Nós vamos ter apenas, APENAS, 367 pessoas no município para fiscalizar cada político UM dia por ano. Sendo que um só trabalhará em anos bissextos e o outro será um substituto caso alguém falte.

Imagine, você tirar dois dias NO ANO, para no 1º dia, durante 24 horas, avaliar todos os gastos e ações que o político fez no dia anterior. Depois no 2º dia você dorme as 24 horas se quiser.

Imagine o mundo onde apenas 2,2% da população sacrificasse dois dias por ano para fiscalizar um politico?

Será que a corrupção seria igual? Será que eles conseguiriam corromper ou ameaçar todos os 367 cidadãos? Será que eles teriam medo de serem pegos?

Só podemos sonhar (ou não?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: